terça-feira, outubro 24, 2006

Tutorial 1

Este é o primeiro de muitos tutoriais de fotografia que vou colocar no meu blogue. À semelhança das etapas de construção de uma casa, vou tentar começar pelo básico da fotografia e depois tentar explorar diferentes técnicas e eventualmente truques para melhorar as imagens com software de manipulação. Tentarei fazer cada tutorial o mais curto e específico possível. Se tiverem questões, comentários ou adendas serão todas bem-vindas!

Pixels – o que é isto???

Pixel deriva das palavras Picture e Element, e não é mais do que a unidade básica de uma imagem digital, ou seja corresponde a um ponto colorido. É o conjunto de pixels que vai formar a imagem final.
Os sensores das câmaras digitais não são mais que umas “matrizes de unidades sensitivas” que capturam fotões e posteriormente o sinal é convertido valor digital para no final dar uma imagem. Podemos dizer que cada uma dessas unidades sensitivas (ou o valor digital de cada uma dessas unidades) será também um Pixel.

Em termos práticos, uma imagem produzida por uma câmara de 1MP (megapixels) terá portanto 8 vezes menos informação que a mesma produzida por uma de 8MP (pelo menos em teoria).

As duas figuras que se seguem são exactamente iguais, no entanto a de cima foi retirada de uma foto com resolução de 1MP e a de baixo de 8MP.



fig.1


fig.2

Quantos mais pixels melhor?

O mais importante é ter bons níveis de qualidade para a finalidade que se pretende (sites da web, visualizar no PC, imprimir, fazer ampliações, publicações, cartazes, etc.), ou seja não se deve tomar uma decisão de compra só com base nos Pixels, conforme se verá futuramente nos próximos tutoriais.

7 Comentários:

Blogger catarina disse...

/me poe o braco no ar e agita-o muito!!!

eu tenho uma dúvida, eu tenho uma dúvida, eu tenho uma dúvida: porque que é que as pessoas sao anormais e dizem: quantos "picheis" tem a tua máquina?

(desculpa. é o feitio matinal. vou ali só afundar-me um bocadinho em café e já venho.)

8:20 da manhã  
Blogger Willians Andrade disse...

Sem dúvida o Pixel é muito importante na profissão do webdesigner, fotográfo entre outros profissional até mesmo o gráfico!

No inicio da minha carreira como webdesigner me debatia um pouco com as resoluções e o má qualidade das imagens. Mas com este simples tutorial "Estou sabendo de tudo sobre Pixels" Haha,...ha

1:27 da tarde  
Blogger Jorge Mota disse...

Digo já que entendo pouco disso, mas vou dizer algo que se estiver errado espero que corrijam, já que nem fotografo amador me considero.

Uma foto com poucos pixels pode ficar nítida dependendo do tamanho em que é apresentada, ou não?

O que vejo nos teus exemplos são 2 fotos uma nítida outra não e se for ver as dimensões elas dizem-me as duas que têm 543x362 pixels. Ou seja têm a mesma resolução.

As máquinas têm as várias opções de resolução. Se seleccionarmos uma resolução de 800x600 e aumentarmos a foto para 3000x2500 ela fica realmente cheia de defeitos, mas se a tiramos com 5000x4000 e se a reduzirmos ai para os 3000x2500 fica bem.

Não sei se me expliquei bem, mas gostaria de ser esclarecido se estiver errado.

Um abraço.

4:42 da tarde  
Blogger evoliveira disse...

Muito bom, continua assim com os tutoriais, que eu mantenho as visitas ao teu blog. Força

10:26 da tarde  
Blogger Tiago Pimentel disse...

@Zirtaev:

Tens razão em tudo o que disseste: uma foto com poucos pixels pode ser nítida com pouca ampliação. Eu de facto coloquei estes dois fragmentos de duas fotos exactamente iguais (uma com 1MP e outra com 8MP) mas com a mesma ampliação para ser mais fácil de perceber a diferença de nitidez. Em termos de resolução essa informação é verdadeira mas enganadora. Passo a explicar: depois de eu ter feito o crop nas fotos originais, obtive duas imagens exactamente iguais em termos de nitidez, no entanto uma era grande (a resultante da foto de 8MP) e outra pequena. O que eu fiz a seguir e para ser mais fácil comparar, foi redimensionar a de 1MP para o tamanho exacto da de 8MP, daí nas propriedades da imagem aparecer resolução igual. O que é que aconteceu? O software introduziu (replicou) pixels para se conseguir o tal redimensionamento, daí a perda de nitidez. Mas este resultado seria semelhante se pegasses nas duas fotos e fizesses zoom a uma porção da fotografia.

@Eugénio:

Vou tentar colocar 2-3 tutoriais por semana. Um spoiler: o próximo vai ser sobre abertura, velocidade de obturação e ISO. Depois deste vou falar em acessórios para as câmaras e depois devo começar com técnicas fotográficas.

@Catarina:
LOL!!!

1:35 da manhã  
Blogger Jorge Mota disse...

OK, entendi então o que fizeste e assim sendo é realmente normal a foto de 1mb ficar com os aspecto que ficou.

Um abraço.

11:32 da manhã  
Blogger O Tal Ivan disse...

Eh Tiago, belíssima ideia essa dos tutoriais!

Grande abraço

10:26 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial